Universidade Metodista

sexta-feira, 8 de março de 2013

"Cantinho da reflexão"

   "O professor deve ser Valorizado"

    Para Refletir um pouco sobre o papel do professor na sociedade e a importância que essa profissão tem na vida de cada um de nós, disponibilizamos um vídeo que emociona a todos que assistem.




   "A importância de diversificar a metodologia"
     
    A Metodologia estuda os métodos de ensino. Entende-se por metodologias tradicionais os métodos em que cabe ao professor transmitir os conhecimentos, e aos alunos apenas recebê-los de forma passiva, ouvindo, memorizando e repetindo o conhecimento. Já as novas metodologias procuram basear-se no princípio de que a criança é um ser em desenvolvimento, cuja atividade, espontânea e natural, é condição para seu crescimento físico e intelectual. A participação ativa do aluno consubstancia-se primordialmente no espaço que o professor reserva para as descobertas do educando (PILETTI, 1995, p.104). Os novos métodos preocupam-se, principalmente, com a vida social da criança, fator este fundamental para seu desenvolvimento intelectual e moral.
     Quando o professor em sua metodologia, usa ferramentas diversificadas, aprimorando e dinamizando suas aulas e conteúdos, tudo fica mais fácil e prazeroso, os alunos ficam motivados, se divertem e se interessam muito mais pelas atividades aplicadas em sala de aula. Assim, o conhecimento e o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula. O prazer pelo aprender não é uma atividade que surge espontaneamente nos alunos, pois, não é uma tarefa que cumprem com satisfação, sendo em alguns casos encarada como obrigação. Para que isto possa ser melhor cultivado, o professor deve sempre despertar a curiosidade dos alunos, acompanhando suas ações no desenvolver das atividades e tornando significativo a relação aluno/professor, professor/aluno, para que ela aconteça de forma amigável, com naturalidade e  efetivação na aprendizagem.


Acesso em: 02 mar.2013.



Referências Bibliográficas: 
REVISTA ESPAÇO ACADÊMICO. A relação Professor/aluno no processo de ensino e aprendizagemNº 52 - set/2005. Disponível em:<http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm> Acesso em 02 mar.2013.
SILVA, E. B. da C. Metodologia do Ensino: Uma Análise do Discurso dos Professores de Educação Física da Grande Vitória. Disponível em: <http://cev.org.br/biblioteca/metodologia-ensino-uma-analise-discurso-dos-professores-educacao-fisica-grande-vitoria/> Acesso em 02 mar.2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário