Universidade Metodista

domingo, 12 de maio de 2013

Por que misturar escola com religião é ilegal?

     O intuito de englobar escola com religião parte de uma proposta de respeito à diversidade: permitir às crianças tomar conhecimento de que existem religiões e crenças distintas daquelas praticadas por seus familiares e aprender a respeitá-las, mas na prática isso gera muita polêmica e conflito.
     Tornou-se lei a obrigatoriedade do oferecimento do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras de ensino fundamental, deixando claro que a matrícula no curso é de caráter facultativo. E o que se tem visto em diversas escolas, é a ausência dessa matéria no currículo escolar.
     A religião é um campo de conhecimento bastante amplo, contudo é papel dos sacerdotes adotá-la em sua prática, não dos educadores. O fato de incluí-la no currículo escolar não irá combater a violência; mesmo porque ela é uma escolha particular, cada um escolhe a religião em que se encaixa e se sente melhor, de acordo com sua cultura e costumes, devendo a escola não se manifestar sobre quaisquer, pois ela ajuda, orienta valores éticos e morais, mas também oprime.
    É um tanto embaraçoso trabalhá-la em sala de aula, exige da instituição de ensino a imparcialidade, não expressando a sua preferência por essa ou aquela religião. Mas isso ainda não é o grande problema de oferecer ensino religioso nas escolas, o que de início parte do intuito de respeitar as diferenças religiosas acaba tornando um equívoco, muitas vezes os alunos sofrem bullying por ser dessa ou daquela religião, causando danos irreversíveis a criança e ao adolescente. Está enganado aquele que pensa que a religião impede a violência, pelo contrário muitas brigas, guerras entre povos e até mesmo países tiveram origem através de conflitos religiosos, ficando claro que religião é uma crença particular.
    A escola é um espaço educativo e deve buscar a harmonia entre todos, respeitando as diferenças culturais, sociais, econômicas, religiosas e étnicas, devendo sempre estar preparada para receber quaisquer pessoas.
     Respondendo a questão norteadora, achamos dispensável e ilegal que a escola ministre aulas de ensino religioso, para não correr o risco de oprimir seus alunos de crenças e religiões diferentes, ou ainda não influenciá-los na troca de sua doutrina, uma vez que concordamos que esse papel é de cunho familiar ficando a ele o dever de explicar a diversidade religiosa da nação em que vive, mesmo porque a religião conduz na formação do caráter do cidadão juntamente com a família.
    Expondo um sucinto comentário, observamos através do estágio, que as escolas por nós frequentadas em específicos momentos manifestam algum tipo de religião, seja durante a entrada, o recreio e até mesmo na sala de aula, como forma de agradecimento por tudo aquilo que ali recebem, mas o que achamos mais relevante levando em conta o tema abordado foi a transmissão de valores éticos e morais que o docente passa para seus alunos cotidianamente, ressaltando que todos devem se respeitar independentemente de suas diferenças  e que o amor pelo próximo esteja presente em toda a atitude que venha a tomar.

Imagem: Diponível em: <http://blogdogorro.blogspot.com.br/2010/04/re-ligare.html>. Acesso em: 03 maio.2013.


Imagem: Disponível em: <http://www.esmaelmorais.com.br/2013/03/charge-do-dia-ensino-religioso-nas-escolas-publicas/>. Acesso em: 03 mai. 2013.

          A imagem acima não expressa à opinião das autoras desse blog e sim, tenta instigar aos leitores a uma reflexão de que ensinar religião nas escolas pode vir a gerar bullying entre os alunos e professores.




Alunas:
Edilaine Cristina Marangoni de Carvalho; Matrícula: 203907
Elis Santos Cotarelli; Matrícula: 203972
Kelly Fabiane da Silva Zamboni; Matrícula: 207117

Referências Bibliográficas
FISCHMANN R.. Escola Pública não é lugar de religião. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/acordo-ensino-religioso-504521.shtml>. Acesso em: 03 mai. 2013.
JAMIL C.R.de. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2013.
VIANNA T.O ensino religioso nas escolas públicas. Disponível em: < http://revistaforum.com.br/blog/2013/01/o-ensino-religioso-nas-escolas-publicas/>. Acesso em: 03 mai. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário