Universidade Metodista

sábado, 9 de março de 2013

A formação da prática docente a partir do estágio


O estágio é o período de aprendizagem mais oportuno na formação docente, sendo indispensável para a construção do sujeito professor, que visa pela sua capacitação de futuro profissional da área. É também uma oportunidade para que os estudantes de pedagogia possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o período de estudos da teoria. E assim poder vivenciar o dia a dia de sua futura prática, completando sua formação e aprendizagem, que faz refletir e confirmar a sua escolha. É o estágio quem abre as portas para o professor, ele se torna o primeiro passo de uma jornada que não se encerra.
O professor em sua prática deve ser comprometido com a formação humana, planejando, desenvolvendo e aplicando suas atividades diárias com uma postura dialógica, aberta, curiosa, indagadora e igualitária; trazendo conteúdos significativos para o aluno. Para que isso aconteça, o professor precisa ter uma compreensão clara da sociedade que almeja, para saber quem é o sujeito que precisa formar, pois o professor deve ver a criança como sujeito em todas suas potencialidades e dimensões, independente de sua condição motora ou intelectual.
A postura e a prática de um professor são vinculadas à sua formação acadêmica, visto que, o professor não deve se limitar à ela, deve sempre haver a busca por novas aprendizagens e conhecimentos para realizar um trabalho com sucesso, ficando este, preparado e capacitado para perceber e diagnosticar a importância das funções psicomotoras e aplicá-las na idade certa, não correndo o risco de pular as etapas do desenvolvimento da criança que poderá gerar problemas futuros.
Baseado nas teorias vistas até o momento, é notório a importância do conhecimento empírico para o primeiro contato com a prática através do estágio, assim, neste período, percebemos o quanto é fundamental o papel do professor em sua dimensão educacional, a importância de estar atualizado, ligado e aberto às novas mudanças; de reconhecer a diversidade no espaço escolar, construindo assim uma visão crítica e reflexiva a respeito da realidade que irá enfrentar cotidianamente, se integrando em novas experiências, concedendo a capacidade de evoluir e ao mesmo tempo compreendendo seus próprios limites, seu jeito de ser e sua história pessoal; percebendo e se interessando em saber qual a relação estabelecida entre professor/aluno e aluno/professor, buscando considerar o que é importante no equilíbrio e no desenvolvimento motor e intelectual da criança (seu aluno) para alcançar o sucesso. 
Portanto, considerando a prática docente e a sua formação, percebe-se o papel do professor na sociedade e que o aluno é o protagonista do processo ensino aprendizagem, sendo o foco de estudo dos professores.


Alunas: 
Edilaine Cristina Marangoni de Carvalho; Matrícula: 203907
Elis Santos Cotarelli; Matrícula: 203972
Kelly Fabiane da Silva Zamboni; Matrícula: 207117    


Referências Bibliográficas:
FLOR, D.C. Formação continuada de professores: qual o lugar das crianças?. Disponível em: <http://migre.me/dmYKn> Acesso em: 02 mar. 2013.

ROSSI, F de S. Considerações sobre a Psicomotricidade na Educação Infantil. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/site/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Considera%C3%A7%C3%B5es-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil.pdf> Acesso em: 02 mar.2013.

2 comentários:

  1. Meninas que blog lindo, adoreeiiiii!! vcs estão de parabéns! quando sai o próximo post??

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  2. Olá Vanda,

    Muito obrigada pela sua visita em nosso blog e também pelo elogio! Estaremos esse semestre postando várias novidades! aguarde... rsrs

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